Qual é a importância da Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 e 20?

O mercado financeiro sempre foi cobiçado. Por isso, muitas vezes surgem dúvidas de como conseguir uma boa colocação em uma instituição financeira.

Para o profissional ganhar destaque no mercado, é fundamental que ele comece fazendo uma prova de certificação. No ano de 2003, o Conselho Monetário Nacional aprovou, através do Banco Central do Brasil, uma resolução que obriga os profissionais que mantêm contato com investidores, seja de renda fixa ou ações, a terem um mínimo de conhecimento sobre os produtos e o mercado. Um avanço sem precedentes para área financeira que, de lá pra cá, vem elevando o nível dos profissionais, agregando valor no atendimento ao cliente, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais de forma sustentada, permitindo o crescimento de empresas e o desenvolvimento do país.

Hoje, existem várias certificações que promovem a capacitação dos profissionais dos mercados financeiros e de capitais. A ANBIMA é considerada a principal entidade certificadora da área. Já emitiu mais de 420 mil certificações CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) e CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA- Série 20), ideal para aqueles profissionais que atuam na comercialização e distribuição de produtos de investimentos.

Além de importante para o mercado, a certificação vem sendo um grande diferencial na hora da contratação. A CPA-10 e CPA-20 atribuem credibilidade ao atestarem os profissionais que  apresentam os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro. O exame tem 50 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada e deve ser concluído em até 2 horas. Para ser considerado aprovado, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70%.

O que é a Certificação Profissional ANBIMA – Série 10?

Avaliação CPA-10 se destina a certificar profissionais das instituições participantes que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Também pode prestar o exame qualquer pessoa, incluindo estudantes, que não seja vinculada a instituições participantes da ANBIMA, bem como os profissionais governamentais ou órgãos públicos. Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica.

O que é a Certificação Profissional ANBIMA – Série 20?

A CPA-20 se designa a certificar profissionais das instituições participantes que operam na prospecção, venda de produtos de investimento ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais e os profissionais das instituições participantes que desenvolvem suas atividades em Plataformas de Atendimento diferenciadas, mesmo que alocados em agências bancárias. Somente os profissionais que obtiverem a CPA-20 poderão desempenhar as atividades que requeiram a CPA-10. Não existe pré-requisito para prestar o exame da ANBIMA.

Resumindo, se sua empresa está interessada em desenvolver ainda mais o time de profissionais, certificando a equipe com as certificações ANBIMA, ela precisa conhecer os cursos da FK Lab, que possui alto índice de aprovação pois oferece uma metodologia inovadora e uma experiência única de aprendizado.

1 thought on “Qual é a importância da Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 e 20?

  • Achei muito interessante a certificação ANBIMA, para atuar no mercado financeiro e investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *