Você entende a diferença entre as certificações Abecip?

A Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) é um órgão que reúne empresas de crédito imobiliário em todo o país. Criada em 1967, ela se propôs a organizar as pautas comuns aos empresários do setor.

As certificações Abecip são importantes instrumentos de aquisição de conhecimento e atualização para os profissionais da área. Se você deseja saber qual delas é mais indicada para você, continue lendo o post!

Quais são as certificações Abecip?

Existem três certificados distintos oferecidos pela instituição. Cada um deles tem suas especificidades. Há, ainda, uma habilitação opcional, comum a todos eles. A validação dos certificados dura 5 anos e todas as provas são presenciais, no formato de múltipla escolha.

Vale lembrar que as datas e os locais dos exames são agendados depois da inscrição, cuja realização pode ser feita a qualquer momento. Ou seja, não é preciso esperar por um período do ano ou pela abertura de vagas.

Certificação Abecip CA-300

Foi criada para atender à Resolução 3.954 do Banco Central. Seu principal objetivo é aperfeiçoar os profissionais que trabalham com a comercialização de produtos de crédito imobiliário.

Além disso, ela também promove:

  • uma melhor qualidade de informações repassadas ao consumidor e aos outros públicos em geral;
  • atualização do profissional;
  • um embasamento ético e teórico visando o fortalecimento do mercado.

O exame é composto por 30 perguntas. Elas devem ser resolvidas em até 1h30min de duração. A aprovação se dá mediante o acerto de 60% da prova (18 questões).

Certificação Abecip CA-400

Voltada principalmente aos correspondentes bancários, seu intuito é aperfeiçoar a originação e atendimento aos clientes em operações de crédito imobiliário nas agências bancárias.

De qualquer forma, ela também pode interessar a:

  • professores e universitários que gostem do assunto;
  • executivos do mercado financeiro que querem se aproximar desse segmento.

A prova tem 40 perguntas. Para ser aprovado, é preciso acertar 60% desse total (24 questões). Os candidatos dispõem de 2 horas para realizá-la.

Certificação Abecip CA-600

É indicada para quem atua com crédito imobiliário e interessados em geral por operações financeiras com lastro em imóveis.

Formada por 50 questões, o candidato tem 2 horas para resolvê-las e deve acertar 70% (35 perguntas) para obter a aprovação.

Conteúdo opcional de Habitação de Interesse Social

Criada em 2017, essa habilitação pode ser inserida opcionalmente em qualquer um dos três exames anteriores. Além de acrescentar o tema ao conteúdo programático, ela também representa o acréscimo de 10 questões na prova.

O que é pedido nas certificações Abecip?

Todas elas contêm os seguintes tópicos:

  • Sistema Financeiro Nacional – SFN;
  • Sistema Financeiro da Habitação – SFH;
  • Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI;
  • Negócios e Garantias Imobiliárias;
  • Produtos para Pessoa Física;
  • Seguros / Seguradoras;
  • Código de Defesa do Consumidor / Ouvidoria / Ética;
  • Matemática Financeira.

No entanto, na modalidade CA-600, existem dois conteúdos adicionais:

  • Custos e Tributação;
  • Pós-Contratação.

Como se preparar?

Para não perder o investimento e a oportunidade, o ideal é buscar por cursos preparatórios devidamente atualizados e oferecidos por instituições reconhecidas no âmbito da educação voltada para finanças. Com materiais didáticos ricos e professores preparados, as chances de ir bem nos exames aumentas significativamente.

Com as certificações Abecip, você estará apto a exercer melhor as funções que lhe são designadas, além de agregar muito valor ao seu currículo.

Ficou com alguma dúvida? Tem uma sugestão para dar? Deixe um comentário no post!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *