Saiba qual é a primeira certificação para ingressar no mercado financeiro

A certificação para mercado financeiro é uma chancela fundamental para o profissional que almeja uma oportunidade no setor. Elas são fundamentais para preparar quem deseja atuar no segmento e se desenvolver.

A CPA-10 e a CPA-20 são duas certificações que possibilitam a atuação no mercado financeiro, cada uma com um foco específico, mas abrangendo as atividades profissionais de quem atua no setor de negócios.

Elaboramos este artigo para que entenda mais sobre as certificações, sobre como se preparar para as provas e por que elas são tão importantes. Confira!

Conheça melhor a CPA-10 e a CPA-20

As certificações CPAs são obrigatórias para profissionais que trabalham em bancos que mantêm contato direto com os clientes, principalmente os que atuam como analistas de investimentos.

Os dois exames cobram um aprofundamento dos profissionais em relação aos seus conhecimentos acerca de tudo sobre o mercado financeiro, como uma série de termos comuns ao setor e cada um dos produtos de investimento.

Além do conhecimento técnico, as provas de certificação também testam a ética dos candidatos, pois este é um perfil exigido dentro deste segmento de atuação e está diretamente envolvido com os relacionamentos com investidores.

CPA-10

A CPA-10 é uma certificação obrigatória para quem atua na venda de produtos de investimento e também para os profissionais que atuam nas cooperativas de crédito. A prova para obter o certificado possui 50 questões objetivas.

CPA-20

A CPA-20 é voltada para quem trabalha diretamente com investidores de alta qualificação, como gerentes de contas privatecorporate e profissionais que atuam com investimentos institucionais. O exame contém 60 questões, também objetivas.

Os requisitos para realizar a prova

Para fazer a prova dos certificados, o candidato não se depara com nenhuma exigência de graduação específica. A certificação também não está condicionada ao fato de o profissional estar empregado no momento.

Saiba a importância de ter a certificação para mercado financeiro

Além de ser imprescindível para realizar as atividades já citadas, as certificações CPA são importantes adições aos currículos dos profissionais de área de negócios, especialmente aos que trabalham em bancos.

Poder ampliar suas possibilidades de atuação também traz recompensas! Quem é certificado ganha mais, pois consegue ocupar os cargos destinados exclusiva e obrigatoriamente a quem tem essas competências.

Como toda e qualquer qualificação, as certificações são grandes chamarizes para novas oportunidades de emprego. O mercado de trabalho na área abre muito mais portas para quem consegue obter a chancela das CPAs 10 e 20. Também é importante pensar que, em possíveis momentos de crise nas instituições, os profissionais mais qualificados são aqueles que costumam ser mantidos.

A atualização profissional, além da parte de adquirir conhecimento, também é muito bem-vista, pois esta atitude identifica um funcionário que não está na sua zona de conforto e busca sempre evoluir e ampliar suas áreas de atuação. O benefício também é para a empresa, que sempre poderá contar com alguém qualificado à frente de atividades importantes como os investimentos.

Prepare-se da melhor forma para os exames

As provas não são tão simples e exigem que o candidato esteja perfeitamente pronto para responder uma série de questões aprofundadas sobre o exercício de atividades no mercado financeiro.

Existe uma série de cursos que ajudam a preparar o profissional para a a prova de certificação. Eles são ótimas opções para quem quer o direcionamento certo e o treinamento para não correr nenhum risco no dia da prova. É fundamental buscar um destes preparatórios.

E aí, pronto para tirar sua certificação para mercado financeiro? Entre em contato com uma das principais escolas de treinamento de profissionais para o segmento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos cursos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *