Correspondente imobiliário: como é o trabalho deste profissional?

O correspondente imobiliário vem conquistando seu espaço no mercado diante da necessidade de alguém capacitado para conduzir os negócios desse segmento. Seu papel de facilitar transações o torna cada vez mais relevante e imprescindível.

Os financiamentos habitacionais passam diretamente pela atuação desse profissional, o que o torna solicitado no mercado de trabalho e abre ainda mais oportunidades no setor. Se interessou por saber um pouco mais dessa atuação?

Então este post é para você! Aqui, você vai saber tudo sobre a carreira, a atuação desse profissional no dia a dia, suas obrigações e como ele se preparou para chegar à posição em que se encontra. Continue a leitura e confira!

O papel do correspondente imobiliário

Este profissional é um verdadeiro facilitador de burocracias e de todos os procedimentos necessários no momento de adquirir um imóvel. É ele quem cuida de tudo isso ao fazer a mediação entre o cliente e as instituições financeiras.

Nesse cargo, o correspondente tem toda credencial para a sua atuação e é autorizado pelos bancos a atuar nas operações de crédito. Com isso, ele interfere da maneira necessária para conseguir prover os financiamentos a quem deseja adquirir um imóvel.

O correspondente ainda atua junto aos órgãos especializados e trata de toda a documentação necessária, além de agir durante os trâmites rotineiros em negócios do segmento imobiliário.

A atuação do correspondente imobiliário no mercado

Por vezes, o entendimento sobre o papel do correspondente imobiliário não é feito de forma correta, já que sua atuação é mais ampla e especializada do que pode parecer.

Como ele atua com trâmites de documentações e burocracias, acaba sendo confundido com um despachante que atua no setor imobiliário. Porém, ele é decisivo e tem autonomia suficiente para atuar na área de crédito.

Esse profissional surgiu para cobrir uma lacuna no mercado, já que cada vez mais eram solicitados os créditos imobiliários e, por vezes, as instituições acabavam atrasando muito o andamento desses negócios justamente por não ter como atender a todos.

Ele atua na aprovação de renda e providencia todas as autorizações de financiamento. Dessa forma, ele é o profissional que conduz todo o processo de compra até o fim.

O processo de avaliação dos imóveis

Durante o procedimento da compra dos imóveis há um processo simples, mas fundamental, que é a avaliação. Ele é feito por um engenheiro, indicado pela instituição financeira, que é acompanhado pelo correspondente imobiliário.

Essa avaliação garante que o imóvel pretendido esteja em perfeitas condições de moradia para quem for comprar, estudar toda a estrutura física do imóvel e também se o que está sendo apresentado condiz com o valor cobrado. Com o aval do engenheiro, as negociações seguem em frente.

Certificações necessárias para atuação do correspondente imobiliário

Para que o correspondente imobiliário possa garantir a excelência de seus serviços, é necessário que ele seja certificado em três cursos relacionados a sua atuação.

CA-300

Este curso atende a resolução do Banco Central de número 3.945, que visa a preparação do profissional que atua como correspondente em âmbito nacional com foco em produtos de crédito do setor imobiliário.

CA-400

A certificação fornece o aperfeiçoamento daqueles profissionais que atendem clientes em operações de crédito no setor imobiliário por meio de agências bancárias ou em plataformas de atendimento

CA-600

O CA-600 certifica os profissionais para que eles estejam preparados para atuar tanto em crédito imobiliário quanto em operações financeiras relacionadas a imóveis.

Como você pôde perceber com este post, a área de um correspondente imobiliário é um segmento interessante e com um mercado de trabalho amplo e cheio de possibilidades!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa profissão que cresce a cada dia? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa área de atuação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *