Unchain My Heart

Em poucas palavras o Blockchain é uma tecnologia de base, capaz de reunir outras tecnologias para oferecer um registro de transações, distribuídas em diversos pontos.

Funciona como um livro contábil, só que de forma pública, compartilhada e universal que cria consenso e confiança entre todas as pessoas sobre todas as informações, saldos e transações das contas de cada registro.

O objetivo é propagar essas transações de maneira descentralizada, sem a necessidade de uma autorização para realizar essa tarefa.

Na prática isso possibilita que processos comercias sejam realizados de uma parte a outra sem intermediação financeira ou governo controlador. Esse método é conhecido como Peer to Peer- P2P.

Uma identificação única criptograficamente calculada, usando o horário da rede (network timestamp), forma um registro que praticamente inviabiliza a alteração ou adulteração das transações. Hoje, para alguém fraudar o bitcoin, por exemplo, teria que combinar com mais da metade do mundo pois todos possuem uma cópia do índice de todas as transações que já ocorreram.

Mas o Blockchain vai muito além de transações financeiras e criptomoedas, essa tecnologia pode ser usada em qualquer área que seja necessário a proteção de dados como processos eleitorais e até mesmo o rastreamento de pagamento de impostos para sabermos que o dinheiro chegou a seu destino final .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *