Está buscando uma carreira no mercado financeiro?

Se o seu sonho é trabalhar no mercado financeiro, há uma grande chance de você ter que prestar uma prova de Certificação chamada CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – Série 20). O exame da CPA-20 é o primeiro que a maioria dos profissionais do mercado financeiro tem que realizar.

Mais especificamente, a CPA-20 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes da Anbima, que atuam na prospecção e na venda de produtos de investimento e/ou na manutenção de carteira de investimentos de clientes – pessoas físicas ou jurídicas –, atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

O exame da CPA-20 é realizado por meio de uma prova virtual composta por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas. Os candidatos têm duas horas e meia para acertar, no mínimo, 70% das questões para serem aprovados. Os tópicos cobrados são:
• Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado;
Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor;
• Princípios Básicos de Economia e Finanças;
• Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos;
• Fundos de Investimento;
• Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL;
• Mensuração e Gestão de Performance e Risco.

Tais tópicos englobam grande parte dos conceitos utilizados no dia a dia de uma instituição financeira. Por essa razão, a CPA-20 é uma excelente certificação para os candidatos que querem começar a entender mais sobre esses assuntos, uma vez que não há pré-requisitos acadêmicos necessários para a realização do exame. É muito comum estudantes universitários que desejam seguir carreira no mercado financeiro realizarem esse exame antes mesmo de conseguir um estágio, e essa prática é altamente recomendável.

Estude com a FK Lab e aumente suas chances de aprovação no exame da ANBIMA:

Uma vez certificada, se a pessoa trabalhar em instituição associada à Anbima, ela deve realizar a renovação da certificação no prazo máximo de cinco anos a partir da obtenção da mesma. Caso a pessoa não trabalhe em instituição associada, o prazo cai para três anos. Essa renovação é realizada de duas formas: por meio de um exame de atualização com 40 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas; ou participando de programas de treinamento voltados a esse propósito.

As taxas de aprovação no exame da CPA-20 são maiores do que no de outras certificações da Anbima, pois ela se trata de uma certificação inicial. É comum que os profissionais obtenham ao longo da carreira, além da CPA-20, outras certificações como CEA, CFP e CGA. Isso deve ser encarado como um incentivo para os estudantes realizarem esse primeiro exame e aprenderem um pouco mais sobre o mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *