As Fintechs e o Futuro Financeiro

O termo “fintech” que surgiu na Inglaterra é a combinação das palavras financial (finanças) e technology (tecnologia) e se refere a toda empresa que oferece serviços financeiros que se diferenciam pelas facilidades e custos mais baixos proporcionados pela tecnologia e pela internet.

De acordo com um estudo apresentado em abril pela consultoria de mercado Accenture, o investimento global na área de tecnologia financeira registrou um aumento de 67% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a casa de US$ 5,3 bilhões.

Diversos motivos são citados por representantes da indústria do porquê as fintechs têm ganhado tanta força nos últimos meses. No Brasil, as razões apontadas são o amadurecimento do ecossistema de inovação, os investimentos no setor e a regulação do CVMSUSEP e Banco Central, atentos às mudanças e a fomentação de novos modelos de negócios.

Outro resultado desse trabalho foi a criação do Lift, laboratório de inovações financeiras do BC que auxilia empreendedores do setor financeiro a desenvolver protótipos.

Já a CMN- Conselho Monetário Nacional estabeleceu dois modelos para as fintechs operarem: a sociedade de crédito direto (SCD) e a sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP). No primeiro sistema, as empresas emprestam recursos próprios por meio de plataforma eletrônica. No segundo, empresas ou pessoas físicas entram numa plataforma para emprestarem dinheiro à outras pessoas, modalidade conhecida como peer-to-peer lending.

Conheça as fintechs brasileiras que podem virar unicórnios em breve:

Nubank pioneira no segmento de serviços financeiros já se tornou um, ela tem um valuation em torno de US$ 2 bilhões.

GuiaBolso segue com o objetivo de transformar a vida financeira do brasileiro. “Queremos estimular as pessoas a tomarem boas escolhas financeiras após se depararem com informações e dados de uma maneira organizada”, conta Thiago Alvarez, fundador e co-CEO do GuiaBolso.

Creditas oferece empréstimos com garantia tornando possível oferecer taxas de juros a partir de 1,15% a 1,49% ao mês.

Bidu é um comparador de seguros que agrega produtos de saúde, casa, automóveis, entre outros. Também oferece empréstimo pessoal e cartão de crédito.  

Pic Bay é um aplicativo de pagamento em que permite que o cliente receba ou pague para qualquer pessoa usando o seu cartão de crédito ou saldo da sua carteira PicPay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *